Dicas para viajar de carro com segurança.

Vai pegar a estrada? Veja como preparar o seu carro para a viagem.


Chuva e neblina exigem atenção especial do motorista.

Com a chegada das festas de fim de ano muita gente aproveita para pegar a estrada para curtir o Natal e o Ano-Novo em outro destino. Se este é o seu caso, seguem algumas dicas fundamentais para garantir uma viagem tranqüila e segura para você, para as pessoas que vão viajar no seu carro, e para os outros motoristas.

Os cuidados começam antes mesmo de pegar a estrada. Para evitar transtornos durante uma viagem, o motorista deve ficar atento a alguns sinais do carro. O pneu, por exemplo, não pode estar muito gasto. Já vazamento pode ser problema no motor, câmbio ou até no freio.

 A bateria deixa muita gente na mão. Observar detalhes como a cor da água no radiador pode prevenir panes. Ela tem que estar no nível, e a coloração não pode estar totalmente transparente e nem com cor de ferrugem.

 

Nada mais desagradável do que passar parte do feriadão esperando por socorro mecânico no acostamento. Para evitar contratempos com o carro durante o passeio, é válido programar uma boa revisão antes viajar. Abaixo uma lista de itens que você deve checar antes de sair da cidade. Depois é só cair na estrada.

 


 

 É preciso checar também o fluido de freios. Se estiver abaixo do nível, o motorista pode perder a frenagem do veículo como ter dificuldade de engate de marchas. Motor, óleo, lanternas, faróis e pressão dos pneus também devem ser checados.

 

Ultrapassagem sobre caminhões exige muita atenção

Na estrada

Na estrada é preciso prestar toda a atenção e obedecer a sinalização. Não ultrapasse o limite de velocidade, tenha atenção aos caminhões e utilize sempre a seta quando for trocar de faixa.

Se chover, as recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.

Se for passar por um local com neblina, ligue a lanterna e o farol baixo e redobre a atenção. Caso a neblina esteja muito intensa, ligue o pisca alerta procure dirigir o mais próximo da borda direita da rodovia. Assim é possível ter uma visão melhor da faixa branca e evitar a colisão frontal se ele estiver muito próximo do eixo da rodovia.

 Cuidados com a saúde

No caso de viagens de longa distância, a dica é programar algumas paradas para comer e para descansar. Na parada, procure se espreguiçar e tentar alongar as costas e os músculos da coxa. Também é aconselhável a realização de uma caminhada. Durante o trajeto, os passageiros podem aproveitar para realizar exercícios de alongamento para pernas, braços e a coluna. É possível realizar movimentos circulares com os pés, além de estender os braços. O passageiro também deve abaixar a cabeça, para encostá-la no peito.

  

Crianças devem viajar nas cadeirinhas especiais 

E as crianças?

Quem for viajar com crianças deve preparar os pequenos para ficar horas dentro do carro. Brincadeiras e jogos podem ajudar a distrair e amenizar a ansiedade das crianças. A alimentação requer também um cuidado especial.

Antes da viagem alimente as crianças com comidas leves. Sucos e frutas são ideais. Evite as bolachas recheadas que são ricas em sal e gordura. Deixe para alimentar as crianças durante as paradas. Comer com o carro em movimento não é nada recomendável. E não esqueça de colocar as crianças nas cadeirinhas de segurança.

 Cuidados com o sol  

Quem viaja para a praia deve ficar atento também com a areia e a maresia, que pode causar oxidação em algumas partes do veículo, a popular "ferrugem". Uma lavagem completa no veículo é sempre indicada após esse tipo de viagem, para manter o carro livre de areia. Além dos cuidados com a parte mecânica e estética do veículo, é importante fazer com que a temperatura do carro seja agradável para motorista e passageiros. Por isso, o ar-condicionado não deve ser negligenciado.

 Os pneus também merecem atenção nesta época do ano, por causa do calor. Eles podem sofrer alterações devido à dilatação da borracha. Por isso, manter a calibragem em dia é fundamental.

 

 

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!
Nome:
E-mail:
E-mail:
Senha:
2018 - Central de Inspeções Veiculares - Todos os direitos reservados - Criação de Sites - RS