Pagamento do IPVA 2010 começa em 16 de dezembro

Quando for pagar o imposto, o contribuinte deverá consultar se o valor já está disponível no banco

O pagamento do IPVA 2010 com desconto máximo de até 23,2% começa no próximo dia 16 de dezembro e se estende até 4 de janeiro. Ao anunciar o calendário, nesta quinta-feira, o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, ressaltou que, da mesma forma que ocorreu no ano passado, o valor do seguro obrigatório não consta na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes, porque a informação ainda não foi divulgada.

Quando for pagar o imposto, o contribuinte deverá consultar se o valor já está disponível no banco. Os valores do seguro obrigatório deveriam ser repassados ao Estado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgãos subordinados ao Ministério da Fazenda.

— Neste ano, além dos descontos para bom motorista e pela antecipação, 87% da frota pagante terá uma redução média no valor do imposto em torno de 10% a 12%, variando para cada modelo, já que o IPVA é calculado sobre o preço médio de mercado dos veículos, que teve redução neste ano — explica.

A expectativa da Secretaria da Fazenda é de que a arrecadação de IPVA 2010 fique em torno de R$ 1,36 bilhão. Em 2009, foi de R$ 1,27 bilhão. O contribuinte que pagar até 4 de janeiro terá os valores calculados pela Unidade Padrão Fiscal (UPF) de 2009, com descontos que podem variar entre 9% e 23,2%.

O pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março, com descontos variáveis. Para o pagamento parcelado, o proprietário do veículo precisa quitar a primeira parcela até 29 de janeiro. As duas parcelas subsequentes vencem em fevereiro e março. Os abatimentos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Os proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.

As informações são do governo do Estado.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!
Nome:
E-mail:
E-mail:
Senha:
2018 - Central de Inspeções Veiculares - Todos os direitos reservados - Criação de Sites - RS